A Apple entrou de vez no mercado de realidade virtual com os óculos Vision Pro, seu primeiro novo aparelho desde o relógio inteligente Apple Watch, lançado em 2015. Esses óculos, com formato semelhante ao de óculos de esqui, estão equipados com telas e sensores de última geração. No entanto, o preço inicial de US$ 3.499 pode ser considerado elevado para a categoria.

Principais Características do Vision Pro:
- Controle Multifacetado: Os óculos Vision Pro podem ser controlados de diversas maneiras: com os olhos, as mãos, a voz, além do teclado e do touchpad da empresa. Essa versatilidade permite assistir a vídeos, fazer chamadas de vídeo, navegar na internet e até mesmo interagir com objetos virtuais em 3D.
- Transparência Opcional: O Vision Pro conta com duas telas 4K, uma em cada lente. Isso permite que o usuário veja o que está ao seu redor enquanto navega no sistema. Além disso, é possível escolher se o visor fica transparente, permitindo que outras pessoas vejam seus olhos por meio do recurso EyeSight (“visão”, em tradução direta). Quando o foco é no sistema, é possível bloquear a visão do ambiente externo usando o recurso “Environments” (ambientes), que exibe paisagens como papéis de parede.
- Gravação de Vídeos e Fotos em 3D: O Vision Pro possui um sistema de câmeras e microfones que permite gravar vídeos e tirar fotos em 3D. Essas imagens são usadas para criar as chamadas “Personas”, representações digitais dos usuários que podem refletir movimentos do rosto e das mãos durante chamadas de vídeo.
- Sistema Operacional visionOS: A Apple desenvolveu o sistema operacional visionOS especificamente para o Vision Pro. Ele suporta centenas de aplicativos e é equipado com dois chips: o M2, lançado em 2022, e o novo R1, que processa o que é captado por 12 câmeras, 5 sensores e 6 microfones presentes nos óculos.
- Bateria Externa Portátil: Embora os óculos tenham sido projetados para uso enquanto estão ligados à tomada, eles também possuem uma bateria externa que permite até duas horas de uso portátil.

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, classificou essa novidade como um dispositivo de “computação espacial”, destacando que é o primeiro dispositivo da Apple que você olha através dele, não para ele.

O Vision Pro representa um salto significativo na experiência de realidade aumentada, trazendo a tecnologia diretamente aos nossos olhos. Resta saber como o público receberá essa inovação e se o preço justificará a experiência imersiva que ele oferece.
- 2024
- Apple
- Apple Event
- Apple Vision Pro
- AR
- Educação
- Educação do Futuro
- entretenimento
- Entretenimento do Futuro
- Experiência Imersiva
- futuro
- Futuro do Trabalho
- Gadget
- Games
- Hands On
- inovação
- Inovação Brasileira
- Interação Humano Computador
- Lançamento
- Óculos RA
- Realidade Aumentada
- Realidade Aumentada no Brasil
- Review
- Tech
- tecnologia
- Tecnologia Brasileira
- Trabalho Remoto
- Visão Computacional
- Wearables
- WWDC23